Peito de Peru recheado com maçã e castanhas
4 / 5
50 min
Ingredientes

1 peito de peru Lusiaves 1Kg
250 ml de Jeropiga
1 laranja
1 limão
2 maçãs reineta
500 gr de castanhas congeladas
Azeite
1 Col. de sopa de erva-doce
Sal
Pimenta Preta

Preparação
Começamos por levar um tacho com água temperada com sal e com a erva doce ao lume. Juntamos metade das castanhas e quando levantar fervura cozemos-las por 5m desde que a água levante fervura.
De seguida para fazer a marinada do Peito de Peru vamos cortar a laranja e o limão em rodelas e colocamos-los no fundo de uma assadeira. Pomos o Peito de Peru por cima e colocamos mais algumas rodelas em cima da carne. Regamos com a Jeropiga e depois temperamos com um pouco de sal. Deixamos a marinar pelo menos por 2horas.
Enquanto marina vamos fazer o recheio. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e junte as castanhas cozidas depois de as ter picado grosseiramente e a maçã reineta cortada em cubos. Vá mexendo até que se torne uma mistura mais homogénea e tempere com sal e pimenta preta. Deixe cozinhar por 5m a 10m até que a maçã e as castanhas se fundam.
Depois de o Peito de Peru ter marinado e com ajuda de uma faca comprida vamos fazer um buraco num dos lados do Peito de Peru e vamos enfiando a faca e movimentando-a de um lado para o outro para abrir. Fazemos o mesmo do outro lado até que esteja aberta uma cavidade no interior do peru.
Quando o recheio estiver frio e com as mãos vamos enfiando o preparado no interior do peru. Use os dedos para empurrar o recheio bem para o interior. Temere por fim com sal e pimenta preta.
Coloque o Peito de Peru numa assadeira, junte as restantes castanhas, cubra com um pouco de azeite e com a jeropiga da marinada.
Cubra com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20m. Retire a folha de alumínio e deixe acabar de cozinhar por mais 15m.
Corte em fatias finas com ajuda de uma faca eléctrica.

 

 
 
Siga-nos nas redes sociais