Responsabilidade Ambiental

O grupo LUSIAVES, inserindo-se no mercado nacional e internacional, considera que o desenvolvimento sustentável é parte integrante da actividade que desenvolve. A melhoria da qualidade ambiental é uma realidade que passa por uma transformação da atitude face a um reconhecimento das suas obrigações relativamente à sociedade e como tal, não deve ser encarada apenas com uma imposição legal.

Consciente das implicações ambientais da actividade que desenvolve, pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável, através de uma estratégia responsável e consequente em matéria de ambiente, assegurando a melhoria contínua do seu desempenho. Um exemplo, é o desenvolvimento da sua actividade com recurso, sempre que possível, a energias renováveis, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis.

Tendo sempre por base este pressuposto, o desempenho ambiental do Grupo tem vindo a progredir ao longo dos anos, destacando-se entre outros, o cumprimento dos seguintes objectivos:

- Redução do consumo de água por tonelada de produto produzido;
- Aumento da utilização de energia renovável;
- Diminuição do consumo de combustíveis fósseis;
- Melhoria progressiva na gestão dos resíduos e redução da produção de RSU’s.

As metas alcançadas têm origem no trabalho que o Grupo desenvolveu ao longo dos últimos anos em matéria de protecção ambiental, tendo sido pioneiro no domínio da prevenção e controlo integrado da poluição. A primeira fábrica de rações e instalação avícola a obter este certificado a nível nacional pertencem ao Grupo Lusiaves, o que demonstra a pró-actividade que nos caracteriza.
A Política Ambiental do Grupo Lusiaves engloba todos os níveis de actividade da empresa, sendo baseada nos princípios de melhoria contínua e da prevenção da poluição, apresentando como metas a cumprir, os seguintes pontos:

1 - Assegurar a aplicação das boas práticas de gestão ambiental, no sentido de garantir:
I - A avaliação dos impactes ambientais da sua actividade;
II - A definição e revisão periódica dos objectivos e metas ambientais das suas diferentes unidades;
III - A melhoria contínua do seu desempenho ambiental, tendo em conta os princípios da prevenção da poluição e as Melhores Técnicas Disponíveis, minimizando as emissões e o consumo de energia;
IV - A melhoria contínua da utilização de matérias-primas e recursos naturais;
V - A minimização dos riscos ambientais da sua actividade e uma correcta gestão de resíduos, tendo como objectivo prioritário, a procura de soluções de valorização.

2 - Cumprir todos os requisitos legais aplicáveis;

3 - Promover a formação e sensibilização dos seus colaboradores, em matéria de ambiente, estimulando a sua participação no processo de melhoria contínua;

4 - Divulgar a todos os níveis da empresa, ao público e a outras partes interessadas, os seus compromissos, desempenho e aspectos ambientais, mantendo ao mesmo tempo uma abordagem activa e aberta no que diz respeito ao diálogo com as mesmas.
 

 

 
 
Siga-nos nas redes sociais